Informativo

Tudo o que você precisa saber sobre a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

22/01/2018

O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde colocou à disposição do público, em seu site, uma página dedicada exclusivamente à Profilaxia Pré-Exposição ao Risco à Infecção pelo HIV (PrEP). No endereço, o usuário poderá saber tudo sobre essa alternativa de prevenção ao HIV.

Na página, nove ícones – “O que é”, “Onde encontrar”, “Perguntas e respostas”, “Protocolo clínico”, “Notícias”, “Biblioteca”, “Materiais informativos, “Capacitação” e “Contato” – encaminham o usuário às respectivas fontes de informação.

O objetivo do PrEP é prevenir a infecção pelo HIV por meio da administração diária de uma pílula que contém dois medicamentos: tenofovir + entricitabina. Os medicamentos bloqueiam alguns caminhos que o HIV usa para infectar o organismo. Assim, se tomado diariamente, a PrEP diminui a possibilidade de o HIV se estabelecer e espalhar pelo corpo.

A Profilaxia Pré-Exposição é uma opção no leque de alternativas oferecidas pela Prevenção Combinada ao HIV. Não é para todos, porém. Ela é indicada prioritariamente para pessoas trans, gays e outros homens que fazem sexo com homens, trabalhadores/as do sexo e casais sorodiscordantes. Entretanto, não basta fazer parte desses grupos. Os médicos só prescrevem a profilaxia para aquelas pessoas com maior chance de entrar em contato com o HIV por não usarem preservativos nas relações sexuais e estarem mais expostas ao risco de infecção.

Acesse o site em: http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/previna-se/profilaxia-pre-exp...