EXAMES

Diagnósticos CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO

Diagnósticos, CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO

O diagnóstico de uma cardiopatia, como de qualquer patologia, obrigatoriamente passa por uma consulta médica bem realizada, uma boa análise clínica e exames cardiológicos e laboratoriais.

Através da consulta médica no nosso consultório de cardiologia haverá um direcionamento para os métodos de diagnósticos complementares mais necessários para o diagnóstico, prevenção e tratamento das mais diversas patologias.

Exames Cardiológicos A CARDIOCLÍNICA CUIDANDO DO SEU CORAÇÃO

ECOCARDIOGRAMA

O ecocardiograma é um ultrasson cardiovacular que nos mostra a anatomia cardíaca e sua função, analisando-se o músculo cardíaco (miocardio), as válvulas, as artérias e veias do coração, além de nos mostrar a performance e a função cardíaca.

Há diversos tipos de ecocardiograma (eco): o ecocardiograma transtorácico que é o exame mais comum, onde se analisa basicamente as dimensões e funções cardíaca; o eco de estresse, farmacológico ou em cicloergômetro, basicamente para a investigação de doença coronária e o ecocardio transesofágico, que se parece com um endoscopia, para uma análise mais detalhada do coração, principalmente para se observar coágulos no coração, vegetações nas endocardites, uma dissecção da artéria aórtica, entre outros, como durante o cateterismo cardíaco para implante umbrela para o fechamento de comunicações interatriais.

ELETROCARDIOGRAMA

Um dos exames cardiológicos que é obrigatório nas maiorias das consultas é o eletrocardiograma, que analisa a parte elétrica do coração nos dando muito dados como por exemplo, como está o ritmo cardíaco (batimento), se há sobrecargas, alterações circulatórias ou bloqueios.

M.A.P.A.

A M.A.P.A. (MONITORIZAÇÃO AMBULATORIAL DA PRESSÃO ARTERIAL) também é outro exame de grande importância, onde mede-se a pressão arterial durante 24hs (mapa), usada para diagnóstico de hipertensão arterial e análise da terapêutica medicamentosa. Muita utilizada na hipertensão arterial do “jaleco branco”, naqueles pacientes hipertensos somente quando vão ao consultório medico.

Já a monitorização do eletrocardiograma nas 24hs, o holter, torna-se muito importante no diagnóstico, qualificação (tipo) e quantificação das arritmias nas 24hs. Muitos pacientes com queixas de palpitações e taquicardias não são diagnosticados somente com o eletrocardiograma, sendo necessário uma análise de 24hs para um diagnóstico mais preciso e detalhado.

TESTE ERGOMÉTRICO

Outro exame muito importante é o teste ergométrico ou teste de esforço. Esse exame nos mostra como o coração se comporta aos esforços, assim podemos inferir como está nosso treinamento físico, ou condicionamento físico, se há algum tipo de isquemia ou má circulação quando nos esforçamos, como se comporta a pressão e o batimento cardíaco entre outros.