Informativo

Transtornos psíquicos são a segunda causa mais comum de incapacidade em crianças

13/04/2018

Transtornos mentais (mental health disorders, MHDs) são agora a segunda causa mais comum de incapacidade entre crianças na Europa e nas Américas, de acordo com uma nova análise dos dados do estudo Global Burden of Disease (Carga Global de Doenças).

A análise, publicada no jornal Child Adolescent Psychiatry and Mental Health (Psiquiatria e Saúde Mental da Criança Adolescente), mostrou que em 2015, os transtornos mentais foram classificados como a quarta entre as causas de anos de vida perdidos ajustados por incapacidade (disability-adjusted life-years, DALYs) no Sudeste da Ásia, quinta no Mediterrâneo Oriental e terceira nas regiões do Pacífico Ocidental.

Na maioria das regiões, perturbações da conduta e ansiedade eram os dois maiores transtornos mentais, seguidos de perturbações depressivas graves e Síndrome de Asperger-autismo. Entre meninos, as condições mais comuns das 20 maiores causas de perda de DALYs em 2015 foram perturbação da conduta, Síndrome de Asperger-autismo, e pertubações de ansiedade. Entre meninas, as condições mais comuns eram distúrbios da ansiedade, perturbação da conduta e perturbações depressivas graves.

Os autores disseram que os achados são "um sinal de alarme urgente" para as instituições de saúde pública nacionais e internacionais, e para os fazedores de políticas.

"O mundo está experimentando uma transição epidemiológica. A carga relativa da doença das transtornos mentais entre crianças com idade entre 5 e 14 anos está aumentando, e irá acelerar-se ainda mais no futuro próximo. Esta mudança e os problemas que a acompanham exigirão respostas específicas," disseram eles.