Informativo

Trabalho em turno noturno aumenta o risco desses cânceres em mulheres

11/01/2018

Novos dados sugerem que mulheres que trabalham no turno da noite apresentam um risco maior de desenvolver câncer de mama, pele e gastrointestinal. Os achados mostram uma metanálise de dados de 61 artigos compreendendo 114.628 casos de câncer e 3.909.152 participantes. Os artigos cobriram 26 estudos de coorte, 24 estudos de controle de caso e 11 estudos aninhados de controle de caso.

Os resultados, apresentados na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention , mostraram que o trabalho de longo prazo de mulheres no turno da noite aumentava o risco de câncer em 19%. Ao analisar cânceres específicos, os pesquisadores observaram que nesta população havia um aumento de 41% no risco de câncer de pele, de 32% no risco de câncer de mama e de 18% no risco de câncer gastrointestinal, em comparação com mulheres que não trabalhavam no turno da noite por longos períodos de tempo. Contudo, depois de estratificar as participantes por localidade, o risco aumentado de câncer de mama foi observado apenas em mulheres que trabalhavam no turno da noite na América do Norte e Europa.

Os pesquisadores também realizaram uma metanálise de resposta à dose em estudos de câncer de mama envolvendo três ou mais níveis de exposição. Eles observaram que o risco de câncer de mama aumentou em 3,3% para cada cinco anos de trabalho no turno da noite.

Os achados sugerem a necessidade de programas direcionados de prevenção contra o câncer neste grupo de pacientes.