Rivaroxabana com aspirina melhora os resultados cardiovasculares significativamente: Estud

08/09/2017

Foi demonstrado que rivaroxabana mais aspirina são eficazes na prevenção secundária de eventos cardiovasculares em pacientes com doença estável.

Os resultados de última hora do estudo COMPASS foram apresentados no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (European Society of Cardiology Congress) e publicados simultaneamente no New England Journal of Medicine .

Mais de 27.000 pacientes com doença aterosclerótica estável foram randomizados para receber rivaroxabana 2,5 mg duas vezes ao dia mais aspirina 100 mg uma vez ao dia ou rivaroxabana 5 mg duas vezes ao dia, com estes regimes sendo comparados à terapia padrão com aspirina 100 mg uma vez ao dia.

O resultado primário, um composto de morte cardiovascular, AVC ou infarto do miocárdio, sofreu uma redução de 24% no grupo tomando a combinação em comparação à apenas aspirina. Eventos hemorrágicos importantes foram 1,7 vezes mais frequentes em pacientes no grupo de combinação, mas não foi observada uma diferença significativa no sangramento intracraniano ou fatal entre esses dois. Foi calculado um benefício clínico líquido de 20% de redução no risco para o grupo recebendo rivaroxabana mais aspirina em comparação a apenas aspirina.

Uma comparação entre rivaroxabana e aspirina isoladas não mostrou uma diferença significativa no resultado primário, mas a taxa de sangramento importante foi maior com rivaroxabana isolada. O estudo foi interrompido precocemente devido à superioridade do tratamento combinado após um acompanhamento médio de 23 meses.