Prevenção primária de ASCVD e DT2: novas diretrizes da Sociedade Endócrina

02/08/2019

• As novas diretrizes da prática clínica da Endocrine Society abordam a prevenção primária de doença cardiovascular aterosclerótica (ASCVD) e diabetes tipo 2 (DM2) em indivíduos em risco.
  • Co-patrocinado pela American Diabetes Association e pela European Society of Endocrinology.

Recomendações-chave

• Rastreie e identifique regularmente indivíduos com idade entre 40 e 75 anos com risco metabólico de DACV e DT2, medindo a PA, a circunferência da cintura, o perfil lipídico em jejum e a glicemia.
  • Nas pessoas em risco, aplique uma avaliação de risco global de 10 anos para ASCVD ou doença cardíaca coronária para determinar os alvos terapêuticos para reduzir as lipoproteínas contendo apolipoproteína B.
  • A hipertensão deve ser tratada com metas de diretrizes .
  • Indivíduos identificados com pré-diabetes devem ser testados pelo menos anualmente para progressão para DM2 e encaminhados para programas intensivos de aconselhamento comportamental.
  • A gestão do estilo de vida deve ser a primeira prioridade para a prevenção primária de ASCVD e T2D.
  • Os programas comportamentais devem incluir padrão alimentar saudável para o coração, restrição de sódio, caminhada diária, tempo sedentário limitado e programa estruturado de atividade física.
  • Aqueles com sobrepeso / obesidade devem ter como objetivo ≥5% de redução no peso corporal inicial no primeiro ano.
  • As mudanças de comportamento devem ser apoiadas por um programa abrangente liderado por intervencionistas treinados e reforçado por clínicos.
  • A terapia farmacológica pode ser adicionada à modificação do estilo de vida se as metas recomendadas não forem alcançadas.