Informativo

Prevenção do acidente vascular cerebral em pessoas com fibrilação atrial

22/08/2016

A fibrilação atrial é um ritmo cardíaco anormal que pode interromper o fluxo normal de sangue no coração.

Por que coágulos sanguíneos podem ser perigosos

Quando o sangue não flui suavemente, há uma chance de poder formar coágulos. Se um coágulo for formado no coração, ele pode ser levado pela corrente sanguínea para outras áreas do corpo (tromboembolismo). Isso é perigoso porque o coágulo pode ficar preso em um vaso sanguíneo pequeno e diminuir o fluxo de sangue para a área que o vaso sanguíneo supre.

Um coágulo sanguíneo que atinge os pequenos vasos sanguíneos no cérebro pode diminuir ou interromper o fluxo de sangue para o cérebro, causando lesão a este (acidente vascular cerebral isquêmico).

A chance de formação de coágulos sanguíneos é diferente para cada pessoa. A fibrilação atrial não é o único fator de formação de coágulos sanguíneos; algumas pessoas podem ter outros problemas médicos que podem aumentar a chance de formação de coágulos sanguíneos ou de sofrer um acidente vascular cerebral. Seu médico considerará sua situação para decidir se você apresenta um risco baixo ou alto de formação de coágulos sanguíneos ou acidente vascular cerebral.