Pesquisa premiada mostra o efeito de dieta e exercícios em obesos com asma

15/10/2018

Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que obesos com asma submetidos a uma dieta balanceada e a uma rotina de exercícios físicos tiveram uma melhora significativa na função pulmonar e nos medidores inflamatórios da doença. Além disso, essas pessoas apresentaram melhora nos níveis de ansiedade e depressão e se tornaram fisicamente ativas. Em todos esses indicadores, os pacientes obesos tiveram uma melhora do quadro de asma superior ao de pessoas saudáveis submetidas a uma mesma rotina.

A pesquisa recebeu o segundo lugar do prêmio de melhor trabalho em Reabilitação Pulmonar e Doenças Crônicas do European Respiratory Congress, realizado em Paris. O trabalho foi o único não europeu a concorrer ao prêmio. A pesquisa anterior do grupo sobre o mesmo assunto, publicada no ano passado, já havia sido incluída na edição de 2018 do relatório da Global Initiative for Asthma (GINA), referência mundial para prevenção e tratamento da asma.

Para o estudo premiado, foram selecionados 55 pacientes obesos com asma. Todos receberam uma dieta individualizada de baixas calorias, sob orientação de nutricionistas e psicólogos. Além disso, 28 desses pacientes foram submetidos a uma rotina de exercícios físicos, enquanto os outros 27 (grupo controle) tiveram uma rotina apenas de alongamento.

O grupo que fez exercícios perdeu até o dobro do peso em relação ao que o grupo controle emagreceu. Isso gerou uma melhora significativa de vários fatores do quadro de asma desses pacientes, melhor até do que é observado em pacientes saudáveis que fazem exercícios físicos.