Informativo

Parar de fumar é mais barato que manter vício

06/06/2017

Parar de fumar não é fácil, largar esse vício sem tratamento medicamentoso pode ser complicado. Entretanto, não é impossível. Existe, hoje, um tratamento com remédios que dura 3 meses e pode sair mais barato que o dinheiro gasto com cigarros em poucos meses. "O tratamento não é caro. Caro é fumar. Três meses de tratamento custam no total R$ 1 mil, em média", diz a cardiologista Jaqueline Issa, diretora do programa de tratamento do tabagismo do Incor, em São Paulo.

No Brasil, temos cerca de 18 milhões de fumantes, é preciso pensar em soluções para tratar essas pessoas. O tratamento indicado consiste em: 3 meses de tratamento com remédios contra tabagismo e 6 meses de tratamento, caso seja necessário, com remédios complementares, para tratar quadros de depressão ou ansiedade, por exemplo. "Em algumas situações, o paciente pode precisar manter a medicação por um prazo maior, mas é uma minoria", diz a médica.

"Quanto antes você parar de fumar, mais chances você tem de passar uma borracha nos anos que você fumou”, diz Jaqueline. Mas, segunda ela, isso não quer dizer que parar de fumar mais tarde não traz benefícios. "Se não deu para parar precocemente, não importa. Mesmo em idade mais avançada, existe a qualidade de vida", conclui a médica. Jaqueline conta que o cenário atual mostra que não são só os mais velhos procuram tratamento, fumantes mais jovens, de 35 a 40 anos, também estão preocupados com o tabagismo.