Informativo

Os médicos correm um risco mais elevado de AVC?

01/07/2019

As pessoas que trabalham horas excessivas durante 10 anos ou mais podem ter um risco 45% mais elevado de AVC, sugere uma nova investigação publicada no periódico Stroke

Os investigadores examinaram os dados de 143 592 pessoas da coorte francesa do estudo de base populacional chamado CONSTANCES. Trabalhar muitas horas foi definido como trabalhar mais de 10 horas diariamente durante, pelo menos, 50 dias por ano. Os fatores de risco cardiovascular e as ocorrências anteriores de AVC foram registadas em entrevistas médicas distintas.

No total, 1224 participantes sofreram AVC. O estudo concluiu que os participantes que trabalhavam muitas horas tinham um risco 29% mais elevado de AVC, e aqueles que trabalhavam muitas horas durante 10 anos ou mais tinham um risco 45% superior de AVC. A associação não apresentou quaisquer diferenças entre homens e mulheres, mas foi mais forte em funcionários com curso superior com menos de 50 anos de idade.

“Muitos profissionais de saúde trabalham muito mais do que a definição de trabalhar horas excessivas e podem igualmente correr um risco mais elevado de AVC”, afirmou o autor do estudo, Alexis Descatha, um investigador no Hospital de Paris, na Universidade de Versailles e Angers e no Instituto Nacional Francês de Saúde e Investigação Médica. “Como clínico, aconselho os meus doentes a trabalhar de forma mais eficiente e planeio seguir os meus próprios conselhos.”