Informativo

Número de doenças emergentes quadriplica em 60 anos

07/03/2017

Em um levantamento realizado pela Aliança EcoHealth, organização sem fins lucrativos dedicada ao estudo de doenças emergentes, foi revelado que o surgimento de novas enfermidades, quadruplicou nas últimas seis décadas. Foram identificadas 27 na América Latina e no Caribe entre 1940 e 2013. O Brasil lidera o ranking — oito delas estão presentes no território nacional.

A cada ano, as doenças infecciosas provocam a morte de mais de 15 milhões de pessoas no mundo — a maioria das vítimas são crianças.

O diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis e Análise de Saúde da Organização Pan-Americana de Saúde, Marcos Espinal, sublinha que a América Latina e Caribe registram um “número crescente de eventos de possível interesse para a saúde pública internacional”. Só em 2014 foram identificados e avaliados 93 eventos com estas características.

Além da globalização, outros fatores devem ser considerados, como as mudanças climáticas, a resistência de micro-organismos a determinadas terapias e a falta de serviços básicos, como saneamento, por exemplo.