Informativo

Nifedipina associada a um maior risco de paragem cardíaca súbita

19/03/2019

A utilização de altas doses de nifedipina pode aumentar o risco de paragem cardíaca fora do hospital (PCFH), de acordo com os resultados da Rede Europeia de Paragem Cardíaca Súbita (European Sudden Cardiac Arrest Network, ESCAPE-NET) apresentados, no fim de semana, na conferência da Associação Europeia de Ritmo Cardíaco (European Heart Rhythm Association, EHRA) de 2019. 

Utilizando dados do Registo Holandês de Estudos de Reanimação de Amesterdão (Dutch Amsterdam Resuscitation Studies Registry, ARREST) de 2005 a 2011 e do Registo Dinamarquês de Paragem Cardíaca (Danish Cardiac Arrest Registry, DANCAR) de 2001 a 2014, os investigadores avaliaram se as diidropiridinas amplamente utilizadas, nifedipina e amlodipina, estavam associadas a um aumento do risco de PCFH. 

O estudo concluiu que a utilização atual de doses altas (≥ 60 mg/dia), mas não de doses baixas (<60 mg/dia), a nifedipina esteve significativamente associada a um aumento do risco de PCFH comparativamente à não utilização de diidropiridinas, com uma razão de probabilidades de 1,5 no ARREST e de 1,5 no DANCAR. A dose elevada de nifedipina também esteve associada a um aumento do risco de PCFH quando comparada com qualquer dose de amlodipina, com razões de probabilidades de 2,3 e 1,6 nos registos ARREST e DANCAR, respetivamente. Não houve risco associado à amlodipina.