Medicamento usado no tratamento do diabetes protege os rins e o coração

02/01/2019

Prevenir e tratar doenças como diabetes, insuficiência cardíaca e problemas renais crônicos de forma conjunta, em uma abordagem holística: essa é a fórmula para um tratamento de sucesso. Pessoas com diabetes têm 33% mais chances de serem hospitalizadas por problemas de coração e um a cada três pacientes sofre de doenças renais. Os dados comprovam a necessidade de terapias integradas.

Um estudo apresentado no Congresso da Associação Americana de Cardiologia, em Chicago, abre as portas para um tratamento que reduz a glicose no sangue, além de proteger rins e coração. A pesquisa realizada em 882 locais, de 33 países, incluindo o Brasil, com mais de 17,1 mil pacientes, durou cinco anos.

A ideia inicial era cumprir um protocolo de segurança para comprovar que a dapagliflozina, substância usada para tratar o diabetes, não oferecia riscos cardiovasculares. Mas os resultados surpreenderam. Além de atestar a segurança da droga, o levantamento indicou que o remédio protege os rins e previne a insuficiência cardíaca.

O endocrinologista Freddy Eliaschewitz conduziu as pesquisas no Brasil, onde estavam 326 voluntários. “Houve um efeito preventivo, capaz de evitar piora e reduzir a hospitalização. A gente ainda não sabe se há efeito terapêutico para a insuficiência cardíaca, isso dependerá de estudos. Mas a pesquisa demonstrou que a substância tem efeito protetor. Ela diminuiu discretamente casos de infarto de miocárdio e demonstrou algo que era totalmente inesperado, mas que, talvez, seja o mais importante, que é o efeito protetor do rim. A dapagliflozina retarda o progresso da disfunção renal”, explica.