Inibidores do RAAS estão ligados à redução da mortalidade por COVID-19

20/07/2020

• A mortalidade por COVID-19 foi menor nos pacientes cuja hipertensão foi tratada com inibidores do sistema renina-angiotensina-aldosterona (RAAS) versus outros anti-hipertensivos.

Por que isso importa

• O efeito dos inibidores do RAAS na mortalidade em COVID-19 não foi esclarecido.
  • A hipertensão é identificada aqui como um fator de risco de mortalidade independente.

Principais resultados

• Pacientes com hipertensão vs sem apresentaram mais comorbidades, complicações mais graves, pior disfunção imunológica e piores marcadores inflamatórios e do sistema imunológico.
  • 11,7% dos pacientes com hipertensão foram internados em UTI vs 4,2% sem.
  • Mais pacientes com hipertensão morreram (23,8% vs 7,3% sem; Kaplan-Meier, P <0,05).
  • Em comparação inigualável, a hipertensão previu independentemente a mortalidade por todas as causas:
    • HR ajustado, 1,80 (IC 95%, 1,20-2,70).
  • Essa associação também ocorreu em uma comparação de coorte correspondente a 1: 1:
    • HR ajustado, 2,24 (IC 95%, 1,36-3,70).
  • Pacientes com hipertensão tomando inibidores do RAAS apresentaram melhores valores de inflamação e função imunológica do que aqueles com hipertensão tomando outros medicamentos.
  • Apesar da gravidade da doença semelhante com vs sem inibidores do RAAS em pacientes com hipertensão, a mortalidade por todas as causas foi menor com os inibidores do RAAS:
    • 9,8% com vs 26,1% sem (P = 0,037).