Informativo

Hipertensão está associada a uma forma mais grave de Parkinson

30/06/2017

Há bastante tempo, pesquisadores tem considerado que existe uma ligação entre hipertensão e a doença de Parkinson e, agora, cientistas forneceram evidências de que pacientes com hipertensão são mais seriamente afetados pela doença de Parkinson do que pacientes com pressão arterial normal.

Uma equipe ítalo-britânica analisou os dados do banco de dados mundial da Iniciativa de Marcadores de Progressão de Parkinson (Parkinson’s Progression Markers Initiative, PPMI), com o foco em se determinados marcadores de Parkinson diferiam em pacientes com Parkinson inicial não tratado com e sem hipertensão e, sendo o caso, até que ponto.

Eles observaram que, em comparação a pacientes com Parkinson e sem hipertensão, aqueles com hipertensão apresentavam piores sintomas motores, incluindo rigidez muscular ou alentecimento das funções motoras voluntárias, bem como capacidade reduzida nos gânglios basais afetados. Em geral, uma pressão arterial sistólica e de pulso mais elevada se correlacionou a sintomas motores piores e a uma maior perda do putâmen posterior.

Os autores enfatizaram que os dados são apenas preliminares e que são necessárias análises futuras para esclarecer a associação entre hipertensão e Parkinson. Eles sugeriram, contudo, que o tratamento ideal da hipertensão pode ajudar a melhorar os sintomas de Parkinson.