Informativo

Bebidas dietéticas associadas a AVC e demência

25/04/2017

O consumo diário de pelo menos uma bebida com adoçantes artificiais está associado a um aumento de quase três vezes do risco de desenvolver AVC e demência, em comparação com o consumo dessas bebidas menos de uma vez por semana, de acordo com uma nova pesquisa publicada no periódico da American Heart Association Stroke . 

Embora os autores do estudo advirtam que seu estudo observacional não foi projetado para comprovar a causa e apenas demonstra uma tendência entre um grupo de pessoas, eles afirmam que os achados demonstram a necessidade de mais pesquisas nesta área, dada a frequência com que as pessoas tomam bebidas com adoçantes artificiais.
O autor principal, Matthew Pase, contextualizou os resultados. "Mesmo que alguém tenha três vezes mais chances de desenvolver AVC ou demência, isso não significa de forma alguma que este seja um destino certo", disse ele. "Em nosso estudo, 2% das pessoas tiveram um novo AVC e 5% desenvolveram demência, portanto ainda estamos falando de um pequeno número de pessoas desenvolvendo AVC ou demência".

"Embora não tenhamos encontrado uma associação entre AVC ou demência e o consumo de bebidas açucaradas, isso obviamente não indica que elas sejam uma opção saudável. Recomendamos que as pessoas bebam água regularmente, em vez de bebidas açucaradas ou adoçadas artificialmente."