Informativo

As taxas de mortalidade por câncer de ovário estão diminuindo em todo o mundo

09/09/2016

O uso de anticoncepcionais orais (ACOs) e o declínio no uso de hormônio após a menopausa têm sido indicados como motivos para a diminuição global nas taxas de mortalidade por câncer de ovário.

Os resultados de um novo estudo mostraram que as mortes devido ao câncer de ovário declinaram em todo o mundo entre 2002 e 2012 e espera-se que diminuam ainda mais nos EUA, União Europeia (UE) e Japão nos próximos anos.

Entre 2002 e 2012, houve uma redução de 16% nas taxas de mortalidade por câncer de ovário nos EUA, uma redução de 12% na Nova Zelândia e Austrália, uma redução de 10% na UE e uma redução de 8% no Canadá. No Japão, onde a taxa de mortalidade por câncer de ovário é menor comparado a muitos outros países, observou-se uma redução de 2%. Contudo, o padrão de reduções foi inconsistente em algumas áreas do mundo, incluindo países da América Latina e Europa.

Os autores enfatizaram que as reduções nas taxas de mortalidade foram maiores em países “onde o uso de ACOs era mais precoce e mais disseminado”. Eles disseram que a recente redução no uso de hormônios pós-menopausa, depois do Relatório 185 da Iniciativa de Saúde da Mulher (Women’s Health Initiative 185 Report), também pode explicar, em parte, a queda nas taxas referentes a mulheres de meia idade e idosas em alguns países.