A DPOC não diagnosticada afeta muitos com suspeita de DAC estável

20/11/2018

• Pacientes ambulatoriais submetidos à investigação de isquemia coronariana podem se beneficiar da avaliação da DPOC.
  • A DPOC não diagnosticada parece comum entre os pacientes com suspeita de sintomas isquêmicos.

Por que isso importa

• A DPOC e a doença arterial coronariana (DAC) freqüentemente co-ocorrem.
  • Diretrizes pedem para triagem de pacientes com DPOC para CAD.
  • No entanto, não existem diretrizes claras para a verificação de DPOC em pacientes com DAC conhecida / suspeita.
  • As avaliações de sintomas como desconforto torácico e dispnéia geralmente param quando a isquemia miocárdica é descartada.

Resultados chave

• 134 participantes (33,5%) tinham DPOC pelos critérios da Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease (GOLD).
    • Em 82,8%, a obstrução ao fluxo aéreo foi leve, 14,2% moderada e 3,0% grave;
    • Na análise de regressão logística, a idade e o tabagismo foram preditivos.
  • 55 (13,8%) apresentaram isquemia miocárdica reversível.
  • 12 (3,0%) tiveram ambos.
  • 46 (11,5%) tinham DPOC pelo critério limite inferior do normal (LLN).

Design de estudo

• Análise do estudo de coorte, Biomarkers suecos e Genética CardioPulmonary Physiology Study (BiG CaPPS).
  • Participantes: 400 pacientes de meia idade encaminhados para imagem de perfusão miocárdica por suspeita de isquemia miocárdica estável.
  • Nenhum teve diagnóstico prévio de DPOC.
  • Todos foram submetidos à espirometria.
  • Resultado: prevalência de DPOC em dois conjuntos de critérios (GOLD e LLN pelo padrão de referência sueco).
  • Financiamento: organizações sem fins lucrativos suecas .