Informativo

Zinco estimula imunidade materna na doença de Chagas

08/10/2018

Uma pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que a suplementação de zinco em grávidas com doença de Chagas não só protege o feto e melhora a resposta imunológica materna, mas também atenua a inflamação característica da infecção com o Trypanosoma cruzi.

A ação imunoprotetora do mineral zinco já foi descrita em trabalhos do mesmo grupo da USP com outros modelos de pesquisa em animais. No organismo humano, essa imunoproteção também já é bastante conhecida. Mas agora os pesquisadores descrevem como o zinco atua na regulação do sistema imunológico da mãe durante a gestação e na fase crônica da doença de chagas.

Para a pesquisadora Cássia Mariana Bronzon da Costa, esse foi um desafio a mais. A profissional trabalhou o tema em seu pós-doutorado com os professores Ana Amélia Carraro Abrahão e José Clóvis do Prado Júnior, ambos da FCFRP. “A gestação constitui-se de situação imunológica única, pois muitas variáveis fisiológicas são alteradas para garantir o sucesso da gestão”, explica.

Os resultados, mesmo sendo em modelo animal, são muito importantes por terem mostrado a transmissão do mal de Chagas de mãe para filho e o papel do zinco como um elemento regulador da imunidade materna.