Informativo

Voltar Uso de esteroides altera nível de hormônio da tireoide

11/04/2017

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) comprovou que o tratamento com esteroide anabolizante (EAA) altera os hormônios da tireoide e o metabolismo da glicose. Os pesquisadores revelaram que o EAA pode impactar negativamente na saúde dos indivíduos que utilizam essas substâncias, alterando a resistência insulínica – mudando as vias de produção de glicose no jejum – e acarretando modificações significativas das taxas de glicemia, colesterol e triglicerídeos.

A comprovação das implicações que o uso dos esteroides causa no organismo é considerada pelos pesquisadores como fundamental para a conscientização da população e para profissionais da saúde, incluindo professores de educação física. Para Rodrigo Fortunato, coordenador do estudo, “é muito importante que esses profissionais estejam bem informados para poderem esclarecer o público sobre o tema, exercendo, assim, seu papel de promotores de saúde e bem-estar da população”. Fortunato coordena a pesquisa junto com o aluno de mestrado Luiz Fernando Fonteboa.

Para André Fernandes, presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Cref1), é importante a presença da figura do profissional de educação física em locais onde se pratica as mais variadas formas de atividade física, como academias, estúdios, clubes, entre outros. “É esse profissional, devidamente habilitado no conselho, que irá orientar de forma segura e eficiente a prática de exercícios sem a necessidade do uso dessas substâncias”.