Testes para doença coronariana “silenciosa”

26/09/2016

lgumas pessoas com doença coronariana não apresentam qualquer sintoma da doença.

Por que testar para doença coronariana “silenciosa”?

A doença cardíaca é a principal causa de morte nos Estados Unidos. Doença coronariana se refere a uma doença cardíaca resultante da formação de placas (uma coleção de colesterol, cálcio e outros materiais) nas artérias coronárias (vasos sanguíneos) que fornecem sangue para o coração.

Sintomas comuns de doença coronariana incluem dor torácica e dificuldade de respirar, especialmente perante esforços. Muitas pessoas com doença coronariana não apresentam qualquer sintoma e, portanto, não sabem que têm problemas no coração. Como resultado, eles não tomam os medicamentos adequados que poderiam prevenir um infarto, AVC ou morte. Nestas pessoas sem sintomas, testar para doença coronariana pode ainda ser útil.

Quem deveria ser testado?

Como regra geral, no caso de pessoas sem nenhum sintoma, apenas aquelas com alto risco de ter uma doença cardíaca devem ser testadas. Estas pessoas são consideradas de alto risco cardiovascular. É importante saber que pessoas estão nesta categoria de alto risco. Existem várias ferramentas para avaliação de risco para ajudar os médicos a decidir quem deveria ser testado.

Exemplos de algumas ferramentas para avaliação de risco incluem o Escore de risco de Framingham (Framingham Risk Score), as Equações de coortes agrupadas (Pooled Cohort Equations) e a Avaliação sistemática do risco coronariano (Systematic Coronary Risk Evaluation, SCORE). Estas ferramentas consideram fatores de risco para doença cardíaca como idade avançada, tabagismo, pressão arterial elevada, sobrepeso ou obesidade, diabetes, colesterol elevado e histórico familiar de doença cardíaca. Elas também ajudam os médicos a decidir quem deve ser tratado com certos medicamentos, como estatinas para colesterol alto.

Tipos de testes