Informativo

Surto de sarampo continua a aumentar

08/06/2017

Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças(European Centre for Disease Prevention and Control, ECDC) continua a monitorar o surto crescente de sarampo na Europa. Desde o início do ano, foram relatados mais de 11.000 casos em 18 países europeus. Globalmente, pelo menos 32 países estão relatando surtos de sarampo.

Dentre os países da União Europeia/Espaço Econômico Europeu (UE/EEE), a maior prevalência foi relatada na Romênia, com quase 6.500 casos em 2017 até a presente data. Casos em outros países têm sido associados à cepa romena do vírus.

A Itália relatou a segunda maior prevalência, com 2.719 casos relatados até o final de maio. Quase 90% dos casos na Itália foram relatados em indivíduos não vacinados, e 6% ocorreram em indivíduos que haviam recebido apenas uma dose da vacina. O número italiano inclui 220 casos em profissionais de saúde.

A França está relatando que o número de casos de sarampo em 2017 até a presente data é quatro vezes maior que o relatado no mesmo período em 2016. Até o meado de maio, o número de casos na Áustria havia excedido o número total de casos relatados em 2016. Em março, a Islândia relatou dois casos de sarampo em bebês gêmeos não vacinados, os primeiros casos em 25 anos.