Informativo

Sobreviventes do linfoma de Hodgkin apresentam alto risco de terem um segundo câncer

16/03/2017

Pacientes que sobrevivem ao linfoma de Hodgkin apresentam uma probabilidade 2,4 vezes maior de desenvolver um segundo câncer de qualquer tipo em comparação às pessoas da mesma idade e sexo na população geral, e este risco permaneceu alto até 30 anos depois do tratamento. O risco foi ainda maior em pessoas tratadas para linfoma de Hodgkin e que tinham histórico familiar específico para esses tipos de cânceres.

Uma análise de 9.522 pacientes com linfoma de Hodgkin e 28.277 familiares desses pacientes, cujos achados foram publicados no Journal of Clinical Oncology , observou que pacientes com histórico familiar de câncer tinham uma probabilidade 2,8 vezes maior de ter um segundo câncer em comparação a 2,2 vezes no caso de pacientes sem nenhum parente de primeiro grau com câncer. Pessoas com dois ou mais parentes de primeiro grau com câncer tinham uma probabilidade 3,4 vezes maior de desenvolver um segundo câncer.

Pacientes tratados com o linfoma de Hodgkin tinham uma probabilidade 3,5 vezes maior de desenvolver câncer de pulmão se já tivessem um familiar próximo com câncer de pulmão. Pacientes com histórico de câncer de mama ou de intestino tinham o dobro do risco de desenvolver aquele mesmo câncer.

Os segundos cânceres mais comuns foram linfoma não de Hodgkin, leucemia e cânceres de pulmão, mama, intestino e cutâneo não melanoma.