Informativo

SEXTA-FEIRA, 5 de outubro de 2018 (HealthDay News) - Tome duas aspirinas e reduza o risco

11/10/2018

Os pesquisadores descobriram que tomar dois ou mais comprimidos de dose padrão (325 miligramas) por semana estava associado a um risco 49% menor de câncer de fígado.

"O uso regular de aspirina levou a um risco significativamente menor de desenvolver câncer hepático, comparado ao uso freqüente ou ausente de aspirina. Também descobrimos que o risco diminuiu progressivamente com o aumento da dose de aspirina e duração do uso", disse o principal autor do estudo. Tracey Simon. Ela é pesquisadora em gastroenterologia no Massachusetts General Hospital, em Boston.

Deve-se notar, no entanto, que o estudo não provou que a aspirina reduzia o risco de câncer de fígado, apenas que havia uma associação.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de longo prazo de mais de 45.800 mulheres e 87.500 homens nos Estados Unidos.

Os investigadores relataram que o efeito protetor da aspirina aumentou com o tempo. Risco de câncer de fígado foi 59 por cento menor entre aqueles que tomaram aspirina regularmente por cinco anos ou mais.