Informativo

Qual o melhor medicamento para tratar a depressão em crianças?

20/01/2017

O transtorno depressivo maior é acomete de 2% a 3% das crianças em idade escolar e de 5% a 6% de todos os adolescentes.[1] Dados mostram aumento do uso de antidepressivos por crianças e adolescentes nas últimas décadas.

Em um estudo recente, Cipriani e colaboradores[1] revisaram os dados existentes no intuito de determinar se havia algum antidepressivo de escolha para tratar estas crianças. Esta foi uma meta-análise de ensaios clínicos randomizados duplo-cegos (publicada em inglês ou em outras línguas) comparando antidepressivos a placebo ou a outros antidepressivos. Os participantes de todos os estudos foram crianças e adolescentes com idade entre nove e 18 anos.Apenas três medicamentos demonstraram maior eficácia do que o placebo: a fluoxetina, o escitalopram e a sertralina. A tolerabilidade de duloxetina, imipramina, sertralina, e venlafaxina foi menor do que a do placebo.

Quando o resultado combinado de eficácia e tolerabilidade foi examinado, apenas a fluoxetina teve desempenho melhor do que o placebo. A venlafaxina foi o único medicamento associado a risco significativamente maior de o comportamento ou ideação suicida em comparação ao placebo, bem como em comparação a cinco outros antidepressivos. Nos estudos com a fluoxetina, 76,6% das crianças apresentaram resposta positiva, tal como determinado pelos parâmetros aceitos.