Informativo

Pressão alta em qualquer idade acelera declínio cognitivo

17/12/2020

Indivíduos com  hipertensão  em qualquer idade têm maior probabilidade de apresentar declínio cognitivo mais rápido em comparação com seus colegas com pressão arterial normal, mostra uma nova pesquisa.

Em um estudo retrospectivo com mais de 15.000 participantes, a hipertensão durante a meia-idade foi associada ao declínio da memória, e o início em idades posteriores foi relacionado à piora da memória e da cognição global.

Os pesquisadores descobriram que a pré-hipertensão, definida como pressão sistólica de 120–139 mmHg ou pressão diastólica de 80–89 mmHg, também estava associada ao declínio cognitivo acelerado.

Embora a duração da hipertensão não tenha sido associada a nenhum marcador de declínio cognitivo, o controle da pressão arterial "pode ​​reduzir substancialmente o efeito deletério da hipertensão no ritmo do declínio cognitivo", o investigador do estudo Sandhi M. Barreto, MD, PhD, professor de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil, disse ao  Medscape Medical News.