Informativo

Prescrição de cirurgia bariátrica no tratamento de diabete e hipertensão já é uma realidad

07/12/2017

A recomendação de realização de cirurgia bariátrica, antes restrita, vem avançando no país e pode agora favorecer diabéticos e hipertensos. O Conselho Federal de Medicina (CFM) vota até dezembro resolução que torna mais fácil a redução de estômago, no caso de pessoas com diabete tipo 2. Já um estudo do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo, liga o procedimento à eficácia no controle da pressão de obesos.

O texto, que deve receber aval do CFM, prevê que pacientes com diabete possam fazer a cirurgia com um Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 34 quilos por metro quadrado. A mudança atende a padrões já adotados nos Estados Unidos e em vários países da Europa e tem como principal objetivo o controle da diabete.

Justamente por isso, médicos estão passando a chamá-la de cirurgia metabólica e não cirurgia bariátrica. "A experiência tem mostrado que pacientes com diabete tipo 2 submetidos à cirurgia têm uma queda na glicemia antes mesmo da perda de peso", explicou o presidente em exercício do CFM, Mauro Luiz Britto Ribeiro. O médico afirma não ser possível falar em cura, mas em controle. “Os estudos acompanham pacientes que fizeram a cirurgia há menos de dez anos. Podemos falar, por enquanto, nos efeitos a médio prazo”.