Informativo

PRECISION-ABPM: Ibuprofeno pode aumentar a pressão sanguínea em pacientes com riscos cardi

27/09/2017

Ibuprofeno está associado à hipertensão em pacientes com artrite e que têm um risco maior de doença cardiovascular (CV) em comparação com pacientes que tomam celecoxib ou naproxeno, de acordo com os resultados do estudo PRECISION-ABPM (monitoramento da pressão sanguínea em ambulatório).

O Professor Frank Ruschitzka, do Hospital Universitário, Zurique, Suíça apresentou os resultados da subanálise pré-especificada na ESC 2017. “Encontramos que o ibuprofeno, em forte prescrição, aumentou a pressão sanguínea sistólica, em mais de 3 mmHg [3,7 mmHg], o que tem uma significância estatística muito alta [p<0.001]. Realmente, o ibuprofeno deteriora o controle da pressão sanguínea”. Naproxeno causou uma mudança de 1,8 mmHg (p=0,119 versus celecoxib). Os pacientes que tomaram celecoxib não apresentaram mudanças na pressão sanguínea sistólica, disse ele.

“Em termos de relevância, o coração bate 100.000 vezes por dia, e isso significa que o coração tem que bater 300.000 mmHg [com ibuprofeno] e tem que ser mais rápido.  Se você tem 70 anos e tem problemas, isso poderia ser ainda pior, e acidentes acontecem”, destacou o Professor Ruschitzka. “O aumento da pressão sanguínea é um mecanismo para isso”.