Informativo

Prática de exercício físico pode evitar casos de câncer

08/08/2018

m levantamento realizado pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em parceria com a Universidade de Harvard, Universidade de Cambridge e Universidade de Queensland, revela que cerca de 10 mil novos casos de câncer – entre eles o de mama e o de cólon – poderiam ser evitados no Brasil se houvesse mais adesão à prática da atividade física entre a população. Atualmente, mais da metade dos brasileiros não atinge recomendação mínima da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 150 minutos de atividade física por semana.

A última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, apontou que aproximadamente metade das pessoas sequer atingiu a recomendação mínima preconizada pela OMS para a prática por semana, ou seja, 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos em ritmo mais intenso. Ainda de acordo com o estudo, as mulheres estão em desvantagem em relação aos homens. É maior o número de mulheres que não se exercitam, cerca de 51%, enquanto os homens, é de 43%.

De acordo com Leandro Fórnias Machado de Rezende, um dos autores do estudo, a pesquisa utilizou dados da prática de atividade física no Brasil, sobre risco de câncer associados à falta de atividade física de uma extensa revisão de literatura, além de dados sobre a incidência de câncer publicados pelo Inca e pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer. A partir dessa análise, os pesquisadores concluíram que até 8.600 casos de câncer em mulheres e 1.700 casos de câncer em homens poderiam ter sido evitados apenas com o aumento dos exercícios semanais. Conforme Rezende, esses casos correspondem à 19% da incidência de câncer de cólon e 12% de câncer de mama no Brasil.