Pesquisa associa dieta à redução de sintomas de intestino irritável

05/10/2018

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP) aponta que uma dieta com baixo teor de oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e poliois fermentáveis (FODMAP), leva uma melhoria significativa nos sintomas dos pacientes com Síndrome do Intestino Irritável (SII).

Esses alimentos possuem alguns tipos de carboidratos que são mal absorvidos pelos seres humanos devido ao seu pequeno tamanho, alta absorção de água e a velocidade com que são fermentados pela microbiota intestinal. Por isso, podem causar dor abdominal, diarreia, constipação e inchaço.

O objetivo do estudo Low-FODMAP Diet in the management of irritable bowel syndrome é justamente identificar as características e riscos da dieta com baixo teor de FODMAP para pacientes com SII; o trabalho foi publicado na revista científica Nutrire. O número de pesquisas sobre o assunto tem crescido, o que motivou os pesquisadores a desenvolverem o estudo. O exame foi realizado entre fevereiro e setembro de 2017, a partir da análise de bancos de dados eletrônicos que foram utilizados para buscar as seguintes palavras ou expressões: FODMAP Dietbaixa dieta FODMAPsíndrome do intestino irritável e dieta na SII.

Os pesquisadores identificaram que a dieta com baixo teor de FODMAP restringe a ingestão de certos alimentos e isso leva a uma melhoria significativa nos sintomas dos pacientes com síndrome do intestino irritável. No entanto, algumas deficiências nutricionais podem ocorrer, se houver orientação nutricional inadequada, destacando a necessidade de manejo dietético adequado.