Parasito causador da Doença de Chagas é encontrado em açaí

06/09/2018

Um novo estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) padronizou uma técnica de análise capaz de detectar a presença do material genético do parasito causador da doença de Chagas em alimentos à base de açaí. A descoberta auxiliará na investigação dos casos de transmissão por via oral, que atualmente representam quase 70% dos registros de infecção aguda no Brasil, podendo ser fatal.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram 140 amostras de alimentos à base de açaí comercializados em estabelecimentos do Pará e do Rio de Janeiro durante os últimos anos. Das amostras avaliadas, 14 apresentaram sinais da presença do material genético do Trypanosoma cruzi, parasito causador da doença de Chagas.

O DNA do inseto também foi identificado em uma das amostras. O resultado positivo em um caso reforça a provável forma de contaminação dos alimentos. Uma vez que as palmeiras de açaí são um habitat natural de algumas espécies do inseto, as falhas no manuseio dos frutos podem fazer com que fezes, fragmentos ou mesmo vetores inteiros sejam moídos na preparação de bebidas ou comidas.

“Nas fezes dos barbeiros infectados há muitos parasitos, mas pouco material genético dos próprios insetos. Por isso, a identificação do DNA do vetor nas amostras pode ser mais difícil, e o achado é significativo”, explica Paula Finamore, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária do IOC e uma das autoras do estudo.