Informativo

Paraíba tem redução de mais de 90% nos casos de arboviroses

09/08/2017

O número de doenças causadas pelos Arbovírus, incluindo o vírus da dengue, Zika e Chikungunya, foi reduzido em 90% na Paraíba, de acordo com o 7º Boletim Epidemiológico relacionado às arboviroses este ano. De 1º de janeiro até 15 de julho de 2017 foram notificados 2.239 casos suspeitos de dengue no estado, representando uma redução de 94,78% em relação a 2016. Quanto à Chikungunya, foram registrados 905 casos suspeitos, causando uma redução de 95,36%. Os casos suspeitos de infecção pelo Zika vírus foram 106, apontando redução de 97,77%.

Até a 28ª Semana Epidemiológica foram registrados 16 óbitos com suspeita de causa de arboviroses nos municípios de Bayeux (2), João Pessoa (2), Conceição (1), Caaporã (1), Santa Rita (2), Cabedelo (1), Massaranduba (1), Bom Jesus (1), Boqueirão (1), Santa Luzia (1), Sousa (1), Piancó (1) e Esperança (1). Deste total, dois foram confirmados, em Bayeux e Caaporã.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, para esclarecimento da causa morte e identificação do perfil dos óbitos, é necessário realizar investigações no âmbito ambulatorial, domiciliar e hospitalar, por meio do Protocolo de Investigação de óbitos por Arbovírus Urbanos no Brasil, estabelecido pelo Ministério da Saúde. “É com a notificação dos casos que podemos tomar decisões precisas no combate ao vetor, como também traçar planos estratégicos para conter o avanço e os danos causados por essas doenças, os quais têm um alto impacto na saúde pública”, afirma Renata Nóbrega, gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES.