O que são distúrbios lipídicos?

16/12/2016

O que são distúrbios lipídicos?

Distúrbios lipídicos (dislipidemia) se referem a níveis anormais de colesterol e/ou gordura no sangue. Existem diferentes tipos de colesterol: lipoproteína de baixa densidade (LDL-C ou “colesterol ruim”) e lipoproteína de alta densidade (HDL-C ou “colesterol bom”). Ter colesterol alto geralmente significa ter altos níveis do LDL-C. Triglicéridos, um tipo de gordura, é outra substância “ruim” no sangue. Distúrbios lipídicos comuns incluem níveis altos de LDL-C, níveis baixos de HDL-C e níveis altos de triglicéridos. Distúrbios lipídicos aumentam o risco de acúmulo de placas dentro dos vasos sanguíneos, denominado aterosclerose ou, de modo mais geral, doença cardiovascular (DCV). Quando a aterosclerose ocorre nos vasos sanguíneos do coração ou do cérebro, pode causar infarto e AVCs. Foi demonstrado que a redução do colesterol com mudanças no estilo de vida e medicamentos diminui o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular e de morte por essa causa.

Que exames são usados para triar para distúrbios lipídicos?
A triagem para distúrbios lipídicos é feita através de um exame de sangue que verifica a quantidade de colesterol e de triglicéridos no sangue.
Quais os tratamentos usados para distúrbios lipídicos?

O grupo de medicamentos mais comuns usados para reduzir o colesterol são as estatinas. Existem outros medicamentos disponíveis; contudo, esta recomendação da USPSTF se aplica apenas às estatinas.