Informativo

O câncer pancreático está se tornando a terceira principal causa de morte por câncer.

02/12/2016

O número de mortes devido ao câncer pancreático irá superar aquele do câncer de mama na União Europeia (UE) em 2017.

Achados de um novo estudo, apresentado na Semana da Gastroenterologia da União Europeia de 2016 ( United European Gastroenterology Week 2016 ), sugerem que o câncer pancreático se tornará a terceira principal causa de morte na UE, depois do câncer de pulmão e colorretal.

Os últimos números mostram que as taxas de mortalidade devido ao câncer pancreático estão aumentando em muitos países da UE. A estimativa é que 91.500 mortes ocorram devido à doença no próximo ano, comparado a 91.000 por câncer de mama. 
A previsão é que o número de mortes devido a câncer pancreático alcançará 111.500 na Europa em 2025. Nos países incluídos no estudo , a projeção dos aumentos nas taxas de mortalidade variaram de 20 por cento a 131 por cento durante um período de 15 anos.

Especialistas estão solicitando uma maior conscientização sobre a doença para permitir que os pacientes sejam diagnosticados a tempo de uma cirurgia que poderá salvar suas vidas. O professor Matthias Löhr, especialista em câncer da União europeia de gastroenterologia (United European Gastroenterology, UEG) disse: “Membros do público bem como os médicos são, portanto, orientados a aumentar s conhecimentos sobre os sinais do câncer pancreático, os quais incluem diabetes recente, dor abdominal, dorsalgia, mudança nos hábitos intestinais e icterícia.”