Informativo

O aumento da dose e da duração do uso de estatinas está associado à diminuição das visitas

06/09/2018

Objetivo

Procuramos examinar o efeito da terapia com estatina em visitas de emergência relacionadas à asma e / ou hospitalizações.

Métodos

Um estudo de coorte foi conduzido usando dados do Banco de Dados Nacional de Pesquisa de Seguro de Saúde de Taiwan de 2001 a 2013. Um total de 117.595 pacientes adultos com asma foram incluídos. Os resultados foram definidos como visitas de emergência relacionadas à asma e / ou hospitalizações. Múltiplos modelos de riscos proporcionais de Cox foram aplicados para determinar o efeito do uso de estatinas em visitas de emergência relacionadas à asma e / ou hospitalizações.

Resultados

Houve 3.417 consultas de emergência relacionadas à asma e / ou hospitalizações em 117.595 indivíduos com asma. Os usuários de estatina tiveram uma probabilidade significativamente menor de sofrerem de visitas de emergência relacionadas à asma e / ou hospitalizações (razão de risco ajustada: 0,81; intervalo de confiança de 95%: 0,74-0,89) em comparação com usuários não estatísticos. Os riscos de visitas de emergência relacionadas à asma e / ou hospitalizações foram reduzidos entre aqueles com maior dose diária cumulativa definida (DDD), maior média de DDD e usuários de dia cumulativo mais longos do que as contrapartes.

Conclusões

Nosso estudo sugere que o uso de estatinas está associado à diminuição do risco de visitas de emergência relacionadas à asma e / ou hospitalizações em pacientes com asma. Um efeito dose-resposta do uso de estatina também é observado neste estudo. Portanto, futuros ensaios clínicos randomizados seriam necessários para avaliar melhor a associação.