Novas diretrizes ADD / EASD T2D enfatizam os cuidados centrados no paciente Fonte: Diabeto

15/10/2018

• Um novo relatório de consenso conjunto da American Diabetes Association (ADA) e da Associação Europeia para o Estudo do Diabetes (EASD), uma atualização de 2015, orienta os médicos sobre o manejo centrado no paciente da hiperglicemia no diabetes tipo 2 (DM2).

Principais recomendações

• O gerenciamento do estilo de vida, o autogerenciamento e o apoio ao diabetes e a tomada de decisões compartilhadas são pedras angulares.
  • Metformina reconfirmada como terapia de primeira linha para a maioria com diabetes tipo 2.
  • Se mais redução da glicose necessária:
    • Para pacientes com doença cardiovascular aterosclerótica (ASCVD), recomenda-se um inibidor do cotransportador sódico-glicose-2 (SGLT2i) ou um agonista do receptor do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1RA) com benefício cardiovascular comprovado.
    • Para pacientes com doença renal crônica (DRC) ou insuficiência cardíaca clínica, um SGLT2i com benefício comprovado é recomendado.
    • Para pacientes sem ASCVD ou CKD, concentre-se em:
      • Necessidade convincente de minimizar a hipoglicemia: o inibidor da dipeptidil peptidase-4 (DPP-4i), o GLP-1RA, o SGLT2i e a tiazolidinediona (TZD) são opções iguais;
      • Necessidade convincente de minimizar o ganho de peso ou promover perda de peso: GLP-1RA com eficácia na perda de peso, ou SGLT2i; e
      • Custo um grande problema: sulfoniluréia ou TZD, com instruções do paciente sobre como evitar o ganho de peso e hipoglicemia.
  • Para a primeira medicação injetável, os GLP-1RAs preferem a insulina.
  • Para perda de peso, considere medicação para perda de peso ou cirurgia metabólica.
  • Para evitar a inércia clínica, reavaliar e modificar o tratamento regularmente (3-6 meses).