Nenhuma diferença na dor muscular com estatinas versus placebo

10/08/2017

• As taxas de descontinuação de drogas e miopatia não diferem entre pacientes tratados com estatinas e aqueles tratados com placebo.

Por que isso importa

• Os pacientes com doenças cardiovasculares que param a terapia com estatinas são mais propensos a ter piores resultados.
  • Existe pouco consenso entre os clínicos sobre se as estatinas causam sintomas musculares, dizem os pesquisadores.

Design de estudo

• Os pesquisadores pesquisaram as bases de dados PubMed, Medline e Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL) para todos os ensaios clínicos randomizados de estatinas em comparação com o placebo.
  • Analisaram 22 estudos que tinham ≥1000 pacientes que foram acompanhados por ≥1 y, e que relataram taxas de descontinuação de drogas (estatinas, n = 66.024, placebo, n = 63.656).
  • Financiamento: Nenhum divulgado.

Principais resultados

• As taxas de descontinuação do fármaco foram 13,3% para pacientes tratados com estatina e 13,9% para pacientes tratados com placebo (seguimento médio, 4,1 anos).
  • As taxas de miopatia foram semelhantes entre as estatinas e os placebos (OR, 1,2; P = 0,25).
  • Os resultados foram semelhantes tanto para prevenção primária (OR, 0,98; P = 0,39) e prevenção secundária (OR, 0,92; P = 0,42).

Limitações

• Os achados são limitados pela heterogeneidade dos resultados, duração variável do seguimento e doses mais baixas de estatinas usadas em estudos históricos em comparação com a prática clínica contemporâne