Informativo

Mortes relacionadas com o coração aumentam durante o período de Natal

03/01/2017

As mortes relacionadas com o coração aumentam durante o Natal, mas o efeito pode não ter nada a ver com a estação fria de inverno, de acordo com a nova pesquisa publicada no Journal of the American Heart Association.

Os pesquisadores analisaram tendências em mortes na Nova Zelândia, onde o Natal ocorre durante o verão, quando as taxas de mortalidade estão geralmente em uma baixa sazonal. Eles encontraram um aumento de 4,2 por cento no número de mortes relacionadas com o coração entre 25 de dezembro e 07 de janeiro. A idade média de morte cardíaca foi 76,2 anos durante o período de Natal, em comparação com 77,1 anos durante outras épocas do ano.

Existem várias teorias que podem explicar o aumento no número de mortes durante a época festiva, incluindo o estresse emocional associado às festas de fim de ano, mudanças na dieta e no consumo de álcool, menos pessoal em instalações médicas e as mudanças no ambiente físico. Entretanto, os pesquisadores sugerem que uma possibilidade pode ser a de que os pacientes relutam em procurar assistência médica durante as festas de fim de ano.