Informativo

Medicamentos para narcolepsia melhoram a função cognitiva de pacientes com depressão

20/01/2017


Informativo

Medicamentos para narcolepsia melhoram a função cognitiva de pacientes com depressão

20/01/2017

O tratamento para narcolepsia com modafinila é capaz de melhorar a memória de pacientes se recuperando de depressão, de acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Biological Psychiatry: Cognitive Neuroscience and Neuroimaging
Em um estudo randomizado e controlado por placebo, 60 pacientes com depressão realizaram tarefas computadorizadas de memória, atenção e planejamento depois de terem recebido modafinila ou placebo. Pacientes que receberam modafinila cometeram menos erros comparados aos que receberam placebo. Especificamente, os pacientes apresentaram benefícios em dois tipos de memórias episódicas, o relembrar seriado de eventos específicos durante um período de tempo, e memória de trabalho, o relembrar temporário de informações. 
O autor principal, Dr. Muzaffer Kaser, do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Cambridge, disse que os achados são promissores. “Médicos generalistas ou psiquiatras frequentemente recebem queixas em termos de dificuldades de concentração ou memória de pacientes com depressão, mas não somos suficientemente bons em tratar esses sintomas. Nossos estudos mostram que a modafinila pode ser uma opção viável para lidar com os problemas cognitivos persistentes na depressão.”

Tem sido demonstrado que o comprometimento da memória é bastante comum em pacientes com depressão. A deficiência parece ser mais comum em relação à memória episódica e espacial.