Informativo

Maconha e álcool associados a notas mais baixas entre universitários

27/03/2017

(Reuters Health) - Um estudo novo associa o uso intenso de álcool e maconha a notas mais baixas entre estudantes universitários.

O uso de drogas foi há tempos vinculado a baixo desempenho, piores taxas de sucesso na graduação e dificuldades em encontrar e manter bons empregos. Este novo trabalho avalia em especial as médias de notas para estudantes norte-americanos que iniciam a faculdade com o mesmo potencial acadêmico, mas usam quantidades diferentes de maconha e álcool.

Em comparação com os jovens abstêmios, estudantes que bebem muito mas não fumam muita maconha tendem a ter notas mais baixas durante o primeiro semestre da faculdade, mas depois conseguem médias de notas semelhantes, segundo a pesquisa. Essa comparação é muito pior para os usuários pesados ​​de maconha e álcool – estes alunos começaram com médias de notas mais baixas do que seus pares sóbrios e continuaram a obter notas piores.

"Ficamos surpresos com o fato de que estudantes que beberam quantidades razoavelmente grandes de álcool isoladamente e fumam só um pouco de Cannabis não tiveram uma diminuição consistente em suas médias", disse o autor principal do estudo Shashwath Meda, do Olin Neuropsychiary Research Center e do Hartford Hospital em Connecticut.