Informativo

Instituto de Ortopedia da USP testa técnica para tratar artrose do joelho

05/05/2017

esgaste nas estruturas do joelho pode causar muita dor e incapacidade funcional, na doença conhecida como artrose. Uma nova técnica vinda dos Estados Unidos está sendo aplicada em pacientes do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) que sofrem com artrose moderada. O procedimento é minimamente invasivo, por meio da reconstrução do osso subcondral, lesionado a partir da perda do volume da cartilagem que envolve toda a estrutura do joelho.

A subcondroplastia é o preenchimento das áreas lesionadas com material sintético pastoso à base de fosfato de cálcio. A técnica tem sido aplicada sob o protocolo de pesquisa no HC da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 30 pacientes entre 40 e 75 anos e ganhado destaque na área médica de ortopedia por seus resultados surpreendentes. Segundo Marco Demange, chefe do grupo de joelho do IOT, “logo após a cirurgia, que dura em média 30 minutos, os pacientes não mais se queixam de dor e, depois de um ano, há relatos de completa recuperação”.

A proposta é melhorar a qualidade do osso subcondral afetado e proporcionar a reconstrução óssea local a fim de evitar a progressão da artrose. A cirurgia é realizada com o auxílio de um exame de radioscopia que demonstra com precisão em um monitor a área lesionada que precisa ser tratada.