Informativo

Gravidez precoce é causa de mais da metade das internações de meninas

02/12/2016

Pesquisa da SPSP mostra que falta de informação e apoio em casa leva os jovens a engravidar e a consumir drogas e bebidas cada vez mais cedo

A gravidez é a responsável por mais da metade das internações das adolescentes em hospitais no Brasil. Está faltando informação, conversa e apoio em casa, e não é só sobre sexo. Os jovens e os adolescentes estão consumindo drogas e bebidas cada vez mais cedo. Esses dados são de uma pesquisa feita pela Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), que considerou dados do IBGE. O levantamento mostrou que 60% das internações hospitalares de adolescentes entre 15 e 19 anos tiveram como causa a gravidez precoce.

A pesquisa foi feita com dados colhidos entre 2000 e 2014. Entre crianças menores, com 10 a 14 anos, quase 10% das internações hospitalares aconteceram por causa de gravidez, parto e complicações pós-parto. “É um número alto sim. É um número assustador, sabemos que a atividade sexual tem começado cada vez mais cedo. Essa questão vai muito mais além da questão de saúde só. É uma questão, na verdade, social. É uma questão de vínculo familiar”, disse a pediatra membro da Sociedade Paulista de Pediatria Renata Waksman.

Outra preocupação nessa faixa etária é o consumo de bebidas e de drogas. Uma pesquisa feita com alunos da 8ª série do ensino fundamental mostrou que de 2012 para 2015 o número de jovens que experimentaram drogas consideradas ilícitas subiu de 7,3% para 9%. Quase 24% disseram para os pesquisadores ter tomado alguma bebida alcoólica nos últimos 30 dias e 5,6% admitiram também ter fumado cigarro nesse período.