Informativo

Ganho de peso acentuado na vida adulta aumenta risco de câncer

29/11/2016

LIVERPOOL, REINO UNIDO — Os indivíduos que ganham uma quantidade acentuada de peso durante a idade adulta e passam para outra categoria de índice de massa corporal (IMC) têm um risco marcadamente aumentado para cânceres relacionados à obesidade, indicam os resultados de uma grande análise.

Homens que passaram do peso normal para o excesso de peso durante a idade adulta tiveram um risco aumentado em 50% de desenvolver neoplasias malignas relacionadas à obesidade em comparação com os homens que apenas ganharam peso de forma constante e permaneceram em um peso saudável.

Entre as mulheres, um aumento do IMC do peso normal para a obesidade durante a idade adulta foi associado a um risco aumentado em 17% para tumores malignos relacionados à obesidade em comparação com as mulheres que permaneceram em um peso saudável.

"Esta pesquisa mostra o quão importante é avaliar o ganho de peso ao longo da vida de uma pessoa para ter uma imagem mais clara do risco de câncer durante a vida, em comparação com a avaliação do IMC de alguém em um único ponto", comentou a pesquisadora principal Hannah Lennon, da University of Manchester e do Health Research Center, no Reino Unido.