Informativo

Fibrilação atrial

22/08/2016

A fibrilação atrial é um tipo comum de arritmia (ritmo cardíaco anormal)

O coração possui quatro câmaras: os átrios direito e esquerdo (câmaras superiores) e os ventrículos direito e esquerdo (câmaras inferiores). Um batimento cardíaco normal começa no átrio direito. O nodo sinoatrial (SA) é uma coleção de células especializadas que iniciam um sinal elétrico que viaja através dos músculos do coração. Este sinal faz com que os átrios se contraiam, o que bombeia sangue dos átrios para os ventrículos. O sinal viaja através do nodo atrioventricular (AV) e para dentro dos músculos ao redor dos ventrículos. Quando os ventrículos se contraem, o sangue é bombeado para os pulmões e para o resto do corpo.

Frequência cardíaca é o número de vezes que o seu coração bate em 1 minuto. Ritmo cardíaco é a regularidade dos batimentos cardíacos. Em um ritmo normal, os batimentos cardíacos são espaçados de modo uniforme.

Na fibrilação atrial, o sinal elétrico que viaja através do coração é descoordenado. Este sinal elétrico descoordenado inicia-se em outro local e não no nodo SA, e leva a batimentos rápidos e irregulares. Durante episódios de fibrilação atrial, o sangue não é bombeado através do coração de forma eficiente. Os episódios podem ser breves ou prolongados