Exposição à poluição antes ou durante a gravidez pode alterar estrutura da placenta

01/11/2017

Segundo estudos realizados no Brasil e no exterior, imagina-se a exposição de gestantes à poluição do ar durante a gravidez pode influenciar o desenvolvimento do feto. A criança pode apresentar baixo peso ao nascer, além de ter aumentada a possibilidade de apresentar determinadas doenças na vida adulta.

Pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) constatou que a exposição a poluentes atmosféricos, antes ou durante a gravidez, altera algumas características da placenta, além de causar distúrbios em um sistema hormonal relacionado ao fluxo sanguíneo uteroplacentário e diminuir os níveis de fatores envolvidos no processo de formação placentária. “Observamos que a exposição a poluentes antes e/ou durante a gravidez desencadeia alguns fenômenos inflamatórios ao longo do desenvolvimento da placenta que comprometem seu crescimento. Isso possivelmente interfere na transferência de nutrientes e de oxigênio da mãe para o feto”, disse Joel Claudio Heimann, professor da FMUSP e orientador de Soto, em entrevista à Agência Fapesp.

Os pesquisadores fizeram um experimento em que expuseram ratas de linhagem albina da espécie Rattus norvegicus antes de acasalarem e engravidarem, tanto ao ar filtrado como ao ar poluído. Os resultados das análises indicaram que a exposição ao ar poluído antes e/ou durante a gravidez diminuiu a massa, o tamanho e a área superficial da placenta e causou alterações no sistema hormonal renina-angiotensina (RAS) uteroplacentário.