Exercício recupera perda de massa óssea e muscular após cirurgia bariátrica

07/11/2017

Atividades físicas minimizam a perda de massa óssea e muscular em pessoas que foram submetidas à cirurgia bariátrica. Segundo pesquisa realizada na Universidade de São Paulo (USP), o exercício físico não só reduz esses efeitos adversos como também potencializa os benefícios do procedimento cirúrgico.

As constatações fazem parte de um estudo, com dados preliminares, feito por pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte da USP, com pessoas que passaram pelo tratamento de combate à obesidade no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP.

Os pacientes tiveram acompanhamento por nove meses. Três meses após o procedimento, um grupo foi submetido a um programa de exercícios físicos, enquanto que outro não teve atividade física indicada. Foram prescritos exercícios de força e aeróbicos, três vezes por semana. No decorrer do período, foram feitas avaliações para verificação da composição corporal, da funcionalidade e dos parâmetros metabólicos, entre outros.

Os resultados demonstraram que todos os pacientes obtiveram os benefícios clássicos proporcionados pelo procedimento – redução de peso e gordura corporal e melhora dos parâmetros de risco cardiovascular e metabólicos. Porém, neste mesmo período, os ganhos vieram acompanhados de significativa redução de massa óssea e de força muscular, efeitos associados à cirurgia.

De acordo com o pesquisador Hamilton Roschel, o grupo que se exercitou perdeu mais gordura corporal e visceral, além de ter obtido ganhos expressivos de força e função musculares, melhoria metabólica relacionada à resistência e sensibilidade à insulina, além de queda no risco de doenças cardiovasculares e menor perda óssea.