Informativo

Especialistas recomendam uma triagem disseminada para fibrilação atrial

15/05/2017

A Colaboração Internacional AF-SCREEN está recomendando uma triagem disseminada para fibrilação atrial (FA) assintomática em pessoas a partir de 65 anos de idade.

Diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia (European Society of Cardiology) recomendam uma triagem oportunista em pacientes com mais de 65 anos de idade através da verificação do pulso e ECG. As diretrizes afirmam que uma triagem sistemática por ECG “pode ser considerada” em indivíduos acima de 75 anos ou com risco elevado de AVC.

“A triagem disseminada para FA assintomática em pessoas a partir de 65 anos de idade poderia reduzir de maneira econômica a incidência de AVC e sua incapacidade associada, além de ajudar a salvar vidas”, diz o Professor Ben Freedman da Colaboração Internacional AF-SCREEN .

Cerca de 10% dos AVCs isquêmicos são causados por uma FA não diagnosticada. FA previamente não diagnosticada duplica o risco de AVC e de morte prematura. Contudo, já foi demonstrado que a triagem consegue detectar a FA não diagnosticada em 1 a 3% das pessoas entre 66 e 75 anos de idade.

“Também existem boas evidências mostrando que encontrar a FA assintomática antes do desenvolvimento dos sintomas e tratá-la com anticoagulantes orais e outras terapias poderia reduzir muito o risco aumentado de AVC e reverter, parcialmente, o risco aumentado de morte associada”, diz ele.

Colaboração Internacional AF-SCREEN foi estabelecida em 2015 e é composta por mais de 130 cardiologistas, neurologistas, generalistas, economistas de saúde, enfermeiros, farmacêuticos e organizações de apoio a pacientes de 33 países.