Informativo

Epilepsia em idosos pode indicar risco aumentado para AVE

17/04/2017

HOUSTON, Texas — Um novo estudo descobriu que pacientes idosos com convulsões têm um risco aumentado para acidente vascular encefálico (AVE) futuro.

"Descobrimos que pacientes idosos com epilepsia têm cargas muito maiores de doenças vasculares comórbidas e fatores de risco, como hipertensão, fibrilação atrial, doença vascular periférica e doença arterial coronariana, do que a população em geral", disse o Dr. Matthew Mercuri, Weill Cornell Medicine, Nova York (Nova York). Eles também apresentaram um risco aumentado para acidente vascular encefálico isquêmico (AVEi).

"Nossa conclusão conservadora é que a epilepsia em pacientes idosos indica uma doença cerebrovascular escondida", disse o Dr. Mercuri. "Sugerimos que doença cerebrovascular pode causar convulsões, e mesmo que um paciente não tenha tido um evento cerebrovascular evidente, ele pode apresentar doença vascular silenciosa, o que pode causar uma convulsão. Acredito que devemos considerar as convulsões como um alerta de risco de acidente vascular encefálico futuro".