Embolia cerebral durante TMVR e intervenções relacionadas

11/04/2018

• Lesões cerebrais abertas e encobertas podem ocorrer em até 6,9% e 86%, respectivamente, das intervenções valvares mitrais transcateteras (VM).
  • Mais estudos necessários para elucidar implicações clínicas, fatores de risco.

Por que isso importa

• A maioria dos pacientes experimenta pelo menos infartos cerebrais silenciosos durante a substituição valvular aórtica transcateter; riscos possivelmente semelhantes para procedimentos MV.

Resultados chave

• Reparo da valva mitral transcateter (TMVR) com o dispositivo MitraClip (Abbott Vascular):
    • Até 2,6% para a taxa de acidente vascular cerebral de 30 dias.
    • 23/27 pacientes em uma  coorte mostraram evidência de embolia relacionada ao procedimento; sem comprometimento neurocognitivo precoce.
    • Em outro, a  análise de detritos  encontrou trombo, hidrogel estrangeiro na maioria dos pacientes.
    • Possíveis fatores de risco: duração do procedimento, número de clip, mobilização de trombo crônico, dano tecidual.
  • Implante de MV por transcateter: taxa de acidente vascular cerebral de 6,9% em um registro (4/58 pacientes de alto risco).
  • Válvula mitral transcateter (VIV), válvula-em-anel (VIR):
    • AVC importante no procedimento: VIV, 2,9% vs VIR, 1,1% (registro de dados da Valve-in-Valve International); VIV, 2,3% vs VIR, 0% em outro estudo.
    • Trombo filtrado de todos os pacientes em pequenas séries VIV .
  • Os possíveis fatores de risco incluem duração do procedimento, complexidade, trombo, calcificação, Afib, hipotensão periprocedural, lesão cerebral prévia.