Duração do tratamento para embolia pulmonar

26/09/2016

O tipo e a duração do tratamento para embolia pulmonar podem variar de pessoa para pessoa

O que é embolia pulmonar?
Embolia pulmonar (EP) é a presença de um coágulo sanguíneo (êmbolo) que bloqueia uma artéria nos pulmões. Geralmente, o coágulo vem de um pedaço de outro coágulo sanguíneo dentro de uma veia das pernas (trombose venosa profunda [TVP]) que se partiu e foi transportado até os pulmões. Os êmbolos pulmonares podem variar de muito pequenos, não causando sintomas, até muito grandes, causando sintomas de falta de ar, dor no peito e tontura. Alguns grandes êmbolos pulmonares podem ser fatais.
Quanto tempo se deve tomar anticoagulantes após embolia pulmonar?
Medicamentos anticoagulantes são o principal tratamento para EP. A duração do anticoagulante depende de onde veio o coágulo que foi para os pulmões e por quê ele se formou.

A decisão de quanto tempo deve durar o tratamento exige ponderação cuidadosa dos riscos e benefícios dos anticoagulantes para cada paciente individual. Tomar o anticoagulante por pouco tempo pode fazer com que o coágulo retorne após a interrupção do tratamento. Tomar o anticoagulante por muito tempo pode aumentar o risco de sangramentos como efeito colateral. A duração ideal do tratamento depende do risco individual do surgimento de outro coágulo sanguíneo, comparado ao risco individual de sangramento, que o médico leva em consideração. Atualmente, a duração recomendada de tratamento varia de, no mínimo, três meses a, no máximo, tratamento vitalício.

Um estudo publicado na edição de 7 de julho de 2015 da JAMA abordou esta questão. Esse estudo foi um estudo clínico randomizado, envolvendo mais de 350 pessoas que tiveram uma EP pela primeira vez, não provocada. EP não provocada significa que não havia um fator de risco claro, como viagem recente, cirurgia ou traumatismo, para causar o coágulo. Ter EP não provocada significa que há um risco mais alto de se ter outro coágulo no futuro, em comparação a coágulos causados por fatores de risco temporários e reversíveis (como uma longa viagem de avião).